'Trabalho incrível artesanal': Paolla Oliveira elogia em vídeo artesanato feito por associação feminina no interior de SP
25/10/2025
(Foto: Reprodução) Paolla Oliveira elogia trabalho artesanal feito por associação feminina de Guapiara
A rotina de trabalho e a dedicação das artesãs da Associação Arte e Vida de Guapiara (SP) é fonte de inspiração para muitas pessoas. Uma delas é a atriz Paolla Oliveira, que compartilhou um vídeo nas redes sociais no qual ressaltou a importância do trabalho manual e qualidade do produto entregue pelas artesãs.
As mãos nunca param de criar. E para manter a tradição, durante a conversa com o g1, enquanto mantinham as mãos ocupadas com os trabalhos, as três artesãs responsáveis pela entidade compartilharam um pouco sobre as suas trajetórias.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A conexão com a atriz aconteceu por intermédio de Maria Aparecida de Oliveira, artesã do grupo e tia de Paolla. A atriz pediu para ela produzir uma peça artesanal e retribuiu gravando um vídeo falando sobre o trabalho da associação. O registro foi encaminhado na segunda-feira (20).
“Tô passando para mandar um beijo, não só para você, mas para todas as mulheres que fazem parte da Arte e Vida, essas artesãs maravilhosas que tem esse trabalho incrível artesanal com palha de milho. Coisas que a gente nem imagina são feitas pelas mãos de vocês. Desejo que mais gente conheça o trabalho de vocês e essa sabedoria ancestral”, comentou a atriz, no vídeo.
A artesã, tia da atriz Paolla Oliveira, contou que a sobrinha faz diversas encomendas de produtos feitos pela associação de Guapiara (SP)
Arquivo pessoal/Maria Aparecida de Oliveira
Segundo o grupo, o vídeo feito pela atriz aumentou a visibilidade da associação nas redes sociais, assim como o número de seguidores no perfil. Alguns fãs de Paolla chegaram a fazer encomendas de peças artesanais.
Outras peças também foram enviadas por outra artesã, Vanilda Silveiro de Souza, de 52 anos. Não foi a primeira vez em que ela faz encomendas para a atriz: já fabricou bolsa, necessaire, entre outras. Todas as peças são feitas à mão usando a palha do milho crioulo.
“Quando ela fala, a gente fica contente de ter o trabalho reconhecido. Traz uma motivação. é o que a gente precisa todos os dias”, relembrou Vanilda.
Associação formada por artesãs mulheres
Ao todo, a associação é formada por 23 artesãs e existe há 13 anos. A matéria-prima principal usada é a palha do milho crioulo. “Para a gente é muito importante ser um grupo só de mulheres. Fomos reconhecidas como um grupo tecnológico social formado por mulheres, em 2017. Somos as guardiãs da semente do milho crioulo”, contou a artesã Alice de Oliveira.
As artesãs reforçaram o desejo de que seus trabalhos sejam reconhecidos, principalmente os produzidos por mulheres. Além de utilizar a palha, as artesãs também cultivam o milho crioulo.
Atualmente, o grupo está mobilizado no replantio do grão. Elas estão distribuindo e fazendo o processo de incentivo no cultivo das plantas. O objetivo é incentivar plantação do grão puro, aquele que não possui intervenção humana, preservação das sementes e o uso na produção artesanal.
Boa parte das produções feitas pelas artesãs da Associação Arte e Vida de Guapiara (SP) tem o uso da palha do milho crioulo
Arquivo pessoal/Vania Fátima da Costa
Para a produção do artesanato, as mulheres usam a palha do milho crioulo cultivado em Guapiara (SP)
Arquivo pessoal/Vania Fátima da Costa
As artesãs de Guapiara (SP) também produzem com produtos naturais acessórios, bolsas, bonecos e mais
Arquivo pessoal/Vania Fátima da Costa
*Colaborou sob a supervisão de Carla Monteiro e Júlia Martins
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região