Quem era Vanderlei Mársico, ex-prefeito de Taquaritinga encontrado morto em casa
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Mársico foi chefe do Executivo da cidade entre 2017 e 2024, quando foi afastado pela Justiça. Segundo Polícia Militar, o corpo tinha sinais de violência; Polícia Civil investiga possibilidade de latrocínio. Ex-prefeito Vanderlei Mársico é encontrado morto em Taquaritinga; Polícia investiga
O ex-prefeito de Taquaritinga (SP) Vanderlei Mársico, de 73 anos, que foi encontrado morto na própria casa nesta quinta-feira (10), deixa um legado político controverso, marcado por polêmicas e investigações, mas também um significativo legado empresarial na região. A Polícia Civil investiga a possibilidade de Mársico ter sido vítima de um latrocínio (veja abaixo detalhes).
O político, que havia sido afastado do cargo de prefeito por decisão judicial em 2024, viveu uma história de ascensão e poder que, nos últimos anos, foi ofuscada por graves acusações de improbidade administrativa e fraude.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Vanderlei Mársico era uma figura conhecida e influente em Taquaritinga.
Pai de sete filhos e empresário de destaque no setor de comunicação, foi fundador da rádio Canal Um (93.7 FM), a primeira emissora de rádio FM do município, com ampla cobertura em mais de 180 cidades do estado de São Paulo e estados vizinhos como Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Além disso, era sócio de empresas como Tecmar, Graciela e Intercanal.
Mársico construiu uma carreira sólida na política local, ocupando cargos importantes ao longo de décadas. Sua jornada política teve início como vereador, sendo eleito para três legislaturas consecutivas (2000, 2004 e 2008), chegando a presidir a Câmara Municipal no biênio 2005/2006.
Seu maior feito político foi a eleição para a Prefeitura de Taquaritinga, cargo que ocupou por duas vezes. A primeira vitória ocorreu em 2016, com 35,44% dos votos no segundo turno. Em 2020, foi reeleito já no primeiro turno, com expressivos 49,55% dos votos. Antes de suas vitórias, em 2012, ele já havia tentado a prefeitura, ficando em segundo lugar.
Vanderlei Mársico, ex-prefeito de Taquaritinga
Reprodução/EPTV
Afastamento e investigações
Apesar de seu sucesso eleitoral, os últimos anos da gestão de Vanderlei Mársico foram marcados por denúncias e investigações de corrupção.
Em 2024, ele foi condenado pela Justiça por improbidade administrativa, resultando na suspensão de seus direitos políticos por 12 anos e seu afastamento da Chefia do Executivo. O vice-prefeito, Luiz Fernando Coelho da Rocha, renunciou ao cargo, e o presidente da Câmara, Luciano José Azevedo, assumiu interinamente até as eleições municipais de 2025.
Em abril deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a suspensão de contratos públicos da Prefeitura e bloqueou R$ 38 milhões em bens de empresários e do próprio Mársico.
As investigações, conduzidas pelo Ministério Público, apontam suspeitas de fraudes em licitações para contratação e manutenção de máquinas e veículos. Segundo a Promotoria, empresas envolvidas utilizavam preços abaixo do mercado para vencer os pregões e, em seguida, alteravam os valores, além de serem identificadas irregularidades como excesso de cobrança de horas de locação e má prestação de serviços.
O relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) também apontou "desajustes nos pagamentos" a fornecedores, com as empresas envolvidas na fraude recebendo antes de outros credores da Prefeitura.
A defesa de Mársico, à época das denúncias, afirmou que não houve desvio de verba pública para proveito próprio e que as irregularidades seriam de natureza contábil e financeira, atribuindo os problemas a bloqueios judiciais para pagamentos de precatórios.
Vanderlei Mársico, ex-prefeito de Taquaritinga, foi encontrado morto em casa.
Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM
Vanderlei Mársico, ex-prefeito de Taquaritinga, é achado morto em casa
Justiça suspende contratos públicos e bloqueia bens de ex-prefeito de Taquaritinga, SP, por suspeita de fraude em licitações
Justiça nega pedido de defesa e mantém afastamento de prefeito de Taquaritinga
Prefeito e secretário da Fazenda de Taquaritinga, SP, são afastados após decisão da Justiça
Morte
A Polícia Militar informou que o corpo de Mársico foi encontrado enrolado em um cobertor, com os pés amarrados. A principal linha de investigação da Polícia Civil é a de latrocínio, devido ao desaparecimento do carro do ex-prefeito.
Em nota oficial, a Prefeitura de Taquaritinga decretou luto oficial de três dias em todo o município. A administração municipal expressou reconhecimento pelos serviços prestados por Mársico à cidade e solidariedade à sua família.
"Figura de grande relevância na história política e administrativa do município, Vanderlei Mársico dedicou parte significativa de sua vida à vida pública, contribuindo para o desenvolvimento de Taquaritinga ao longo de sua trajetória como empresário e posteriormente como vereador e prefeito por duas oportunidades", diz o comunicado.
A investigação sobre as circunstâncias de sua morte segue em andamento.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região