Praia Grande oferece microchipagem gratuita para pets em feiras livres; veja como participar
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Projeto Pet PG Chip oferece microchipagem gratuita
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Praia Grande, no litoral de São Paulo, recebe o projeto Pet PG Chip nesta terça-feira (2). A iniciativa oferece microchipagem gratuita para identificação de pets, cadastro de animais domésticos e orientações sobre saúde animal em um trailer que ficará estacionado em uma feira livre no bairro Antártica.
Desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública, o projeto funciona das 8h às 14h desta terça-feira, no Espaço de Eventos Antártica, localizado na Avenida João Batista de Siqueira. Na próxima semana, a iniciativa será no Canto do Forte, seguido pelos bairros Real e Boqueirão (veja detalhes abaixo).
Segundo a administração municipal, uma equipe de veterinárias acompanha o trailer para efetuar a microchipagem dos animais. Enquanto isso, o time administrativo faz o cadastro dos pets no sistema nacional de animais domésticos Sinpatinhas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O pet receberá o chip, o registro no sistema, uma medalha com o código e um documento com seus dados. Além disso, os atendimentos também visam esclarecer dúvidas de tutores sobre saúde animal e os serviços oferecidos pela cidade.
Confira onde o trailer do Pet PG Chip vai passar nas próximas semanas:
02/09 – Espaço de Eventos – Antártica
12/09 – Espaço de Eventos Xixová – Canto do Forte
20/09 – Espaço de Eventos – Real
27/09 – Praça ao lado da E.E. Dr. Reinaldo Kuntz Busch – Boqueirão
Como participar?
Para ter acesso à microchipagem do seu pet e efetivar o cadastro no Sinpatinhas, o morador deve apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Os tutores devem levar os cães com guia e os gatos em caixa de transporte.
O microchip é colocado com o auxílio de uma seringa semelhante à de uma vacina. Ele é aplicado na região dorsal por meio de uma agulha um pouco mais grossa, explicou a veterinária da Sesap, Maíra Freitas Marques Rocha, em nota divulgada pela prefeitura.
Benefícios
Um dos benefícios da microchipagem e do cadastro é a localização dos tutores em caso de perda, roubo ou maus-tratos. Além disso, o serviço também ajuda no desenvolvimento de políticas públicas, pois permite que o poder público conheça e quantifique os animais existentes na cidade e saiba como eles estão distribuídos no território, além de quantos são castrados e vacinados.
“Sem dados, não há política pública, a microchipagem dos animais de Praia Grande é um passo essencial para garantir que cada animal seja visto, cuidado e protegido”, afirmou a diretora da Divisão de Controle de População Animal da Sesap, Tissiana Ortiz.
Microchip
A tecnologia do microchip funciona por radiofrequência e é ativada por um leitor específico, não possuindo bateria nem sistema de rastreamento GPS. A leitura ocorre através de um scanner compatível.
Além disso, o microchip é também um comprovante legal de posse, exigido em viagens internacionais, além de facilitar os processos de adoção e resgate, sendo uma ferramenta segura, eficaz e recomendada para promover a saúde pública e o bem-estar animal.
A leitura do microchip pode ser realizada em qualquer estabelecimento que possua o leitor, como clínicas veterinárias, organizações não-governamentais ou protetores de animais. Também é possível acionar a Divisão de Saúde Ambiental para realizar leitura do microchip e a identificação.
Em apenas um mês, foram colocados 500 microchips nos pets praia-grandenses. Até o momento, o trailer passou pelas feiras livres dos bairros Quietude, Vila Sônia, Samambaia, Sítio do Campo e Caiçara.
Quem tiver dúvidas sobre o serviço pode entrar em contato por mensagem pelo número (13) 3496-1413, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Programa de adoção
Praia Grande conta com um programa de adoção dos animais que já foram resgatados, castrados, vermifugados e estão em condições de ganhar um novo lar.
Os animais abrigados podem ser vistos no blog Adoção Animal PG, que reúne fotos e informações dos cães e gatos que precisam de um novo lar.
Para adotar um animalzinho, é necessário ter mais de 18 anos. Os interessados deverão comparecer à sede da Saúde Ambiental com RG e comprovante de residência (original e cópia).
É o bicho: médica explica importância de microchipagem em animais
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos