Papa Leão XIV abraça bebê brasileiro durante visita ao Vaticano: 'Gesto bonito e emocionante', diz família
25/10/2025
(Foto: Reprodução) Papa Leão XIV abraça bebê brasileiro durante visita ao Vaticano
A Praça de São Pedro, no Vaticano, guarda momentos únicos e muitas histórias. Entre elas está a do pequeno Filippo Dorti, de apenas nove meses, morador de Itu (SP). Durante a passagem do papa Leão XIV entre milhares de fiéis e visitantes que ali estavam, o pontífice pegou a criança no colo e a abraçou, o que surpreendeu a família do interior de São Paulo.
Ao g1, Murilo Dorti, pai de Filippo, contou que a família passeava na Praça de São Pedro e que encontrou o papa "por acaso", já que soube da visita de última hora.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
“Nós ficamos muito surpresos quando soubemos que o papa estaria ali, pois não tínhamos programado uma participação nas celebrações do pontífice, mas sim em visitar a Piazza São Pedro e a Basílica de São Pedro. E como meu sogro e a minha sogra não tinham ainda participado de uma celebração com o papa, resolvemos ficar, mas não imaginávamos que ele iria passar tão perto da gente”, comenta.
Murilo conta que, apesar de saber sobre a possibilidade do papa pegar Filippo no colo durante a passagem, acreditou que seria pouco provável que isso acontecesse. Até que uma das freiras chamou a família para se aproximar do gradil.
“Quando o pontífice se aproximou de nós, o segurança dele pegou o Filippo e levou até o papa, que o carregou por alguns instantes e nos devolveu. Foi um gesto muito bonito e emocionante. Aliás, o Filippo conquistou todos que estavam ali, todos queriam fazer um carinho nele. Foi muito bonito", lembra.
Papa Leão XIV e o bebê Filippo Souza Dorti na Praça de São Pedro, no Vaticano
Arquivo Pessoal
LEIA TAMBÉM
Grávida aos 62 anos dá à luz sexta filha: 'Sentimento maravilhoso', diz pai
Papa Bento, Chico Bento e São Bento: família faz trocadilhos com nome de bebê em 'mesversários' temáticos
VÍDEO: funcionária segura bebê para cliente comer em restaurante no interior de SP
Um abraço inesperado
Filippo, sem entender muito bem a situação, se assustou com o barulho e começou a chorar. Foi então que a atitude do Papa Leão XIV deixou a família ainda mais emocionada.
“Geralmente o papa só coloca a mão na cabeça dos bebês, e como o Filippo começou a chorar, ele e fez um carinho, consolou um pouquinho e o abraçou para depois devolvê-lo. Esse momento foi ainda mais especial. A gente achou muito legal a atitude dele, a gentileza com o Filippo", conta.
O abraço inesperado do pontífice é uma lembrança que a família irá carregar por muito tempo, segundo Murilo. Ele e a esposa, Joice Souza, são casados há oito anos, e Filippo é o primeiro filho do casal. Apesar de não serem católicos, eles afirmam que a experiência teve um significado espiritual.
"Não há nada que aconteça em nossa vida por acaso. Nós acreditamos que foi vontade de Deus para que esse momento ocorresse. Foi um encontro muito especial e tem um grande significado espiritual para a gente. Aquilo tudo é um misto de gratidão, de emoção e de fé", diz.
Família do Filippo nas ruas de Roma
Arquivo Pessoal
Já os pais de , avós de Filippo, são católicos e visitavam Roma pela primeira vez. O encontro com o papa, e o abraço inesperado no neto, foi algo descrito por eles como inexplicável.
“Eu e a minha esposa já estivemos outras vezes em Roma, mas para os pais da minha esposa era a primeira vez. E quando eles viram o papa e o Filippo nos braços dele, minha sogra ficou muito feliz e emocionada; o meu sogro, com os olhos marejados. Com certeza essa imagem nunca sairá da memória deles.”
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM