'Dia D': cidades da região de Itapetininga promovem vacinação contra a gripe neste sábado
09/05/2025
(Foto: Reprodução) O Dia D da vacinação contra gripe acontece neste sábado (10), prevenindo os casos graves da doença e a sobrecarga em hospitais. Cidades da região de Itapetininga (SP) realizam "Dia D" para vacinação contra a gripe (influenza) neste sábado (10)
Divulgação/Prefeitura de Itapetininga
Diversas cidades da região de Itapetininga (SP) realizam o “Dia D” da vacinação contra a gripe (influenza) neste sábado (10). A imunização é voltada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação, se possuir. Confira os detalhes abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Poderão receber a imunização contra a gripe:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Professores das escolas públicas e privadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade;
Pessoas em situação de rua.
Itapetininga
Segundo a Prefeitura de Itapetininga, o “Dia D” acontece das 8h às 12h em todas as unidades de saúde da área urbana do município. Os objetivos da ação são ampliar as coberturas vacinais no município e atualizar a situação vacinal dos públicos-alvo determinados pelo Ministério da Saúde.
Tatuí
O “Dia D” em Tatuí acontece das 9h às 13h, e as doses estarão disponíveis nas unidades dos bairros: Centro, Jardim Santa Rita de Cássia; Vila Angélica; Santa Luzia; Valinhos; Doutor Laurindo e São Cristóvão. Segundo a prefeitura, essa ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e proteger os cidadãos contra o vírus da gripe, especialmente com a aproximação do período de temperaturas mais baixas.
Cerquilho
A Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Cerquilho informaram que a campanha acontece em todas as Unidades de Saúde, exceto no bairro Barreiro Rico, das 8h às 13h. Segundo a prefeitura, a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe.
Avaré
De acordo com a prefeitura, as unidades que participarão da mobilização funcionarão das 8h às 16h. São elas: Bonsucesso, Centro de Saúde I (Postão da Rua Acre), Vera Cruz, Santa Elizabeth, Bairro Alto, São Rogério, Brabância, Flávio Negrão e Bannwart. Essa ação faz parte da campanha nacional de imunização contra a gripe, que visa ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários.
Alambari
A Prefeitura de Alambari informou que a vacinação acontece das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) central e do bairro Tatetu. E reforçou que essa ação é voltada para os grupos prioritários, e que a vacinação é gratuita e essencial para a prevenção da gripe.
Itararé
Conforme a Prefeitura de Itararé, a campanha de vacinação será contra a gripe e a febre amarela. No município, essa ação acontece em todos os bairros da cidade e também na zona rural, das 8h30 às 14h30.
O Executivo também informou que as equipes de saúde estarão mobilizadas para aplicar as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em pontos definidos para facilitar o acesso de todos os moradores. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
Campina do Monte Alegre
No município, a campanha acontece das 9h às 16h, em todas as unidades de saúde da cidade. A prefeitura incentiva os moradores a atualizar a caderneta na campanha que acontece neste sábado (10).
Nas unidades também estará disponível a vacinação do HPV, Para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Vacinação do Meningocócica C, para adolescentes a partir de 11 anos. E a vacinação ACWY, para adolescentes a partir de 11 anos, que protege contra quatro tipos de meningite meningocócica (A, C, W e Y). No dia também terá uma campanha de prevenção ao câncer bucal.
Taguaí
Em Taguaí, a campanha do “Dia D” acontece das 8h às 16h em todas as unidades de saúde do município. A prefeitura reforçou que a vacina é segura, gratuita e fundamental para a saúde. Ela reduz o risco de complicações, internações e até óbitos, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM