Com reforma atrasada, unidade de saúde de Piracicaba segue fechada
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Posto de Saúde fechado causa revolta nos moradores de Piracicaba
A reforma do posto de saúde do bairro Serra Verde, em Piracicaba (SP), iniciada em novembro de 2024 e com previsão de entrega para junho de 2025, ainda não foi entregue e tem gerado transtornos para os moradores da região.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Embora o prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) já apresente pintura nova, gramado e revestimento reformado e aparência de conclusão, o local permanece fechado com correntes no portão e sem operários trabalhando. Há ainda sinais de depredação, como vidros quebrados.
Atendimentos transferidos
Enquanto isso, os atendimentos foram transferidos para outra unidade no bairro Monte Feliz, o que tem causado queixas entre os pacientes, especialmente os que precisam se deslocar a pé e, às vezes, têm mobilidade reduzida ou carregam crianças no colo.
“Há muita dificuldade em chegar até aqui [USF do Monte Feliz] porque tem gente que não tem carro, mora no Serra Verde e tem de subir a pé para cá. É complicado. Essa reforma não acaba nunca”, informa a vendedora Andreia Carneiro à EPTV, afiliada da TV Globo.
“É bem mais complicado chegar aqui, eu sinto muita dor no joelho, às vezes, ele trava e eu preciso subir. Tem vezes que trago crianças no colo”, afirma a dona de casa Benedita Santos.
Entrada da USF do Serra Verde em Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
Alta demanda
A unidade de saúde do Monte Feliz atendia quase 5 mil moradores da região e, desde o fechamento da USF do Serra Verde, mais 3 mil pessoas passaram a buscar atendimento no local. A alta demanda e a concentração de pacientes têm sobrecarregado os serviços, informaram os munícipes.
“Tenho criança com deficiência em casa, eu fico à mercê de andar a pé com ele para ir e voltar [da unidade do Monte Feliz]. O tempo de espera lá para consulta chega a ser de duas horas e meia ou mais. Agora o posto [do Serra Verde] está pronto e não abriu. Eu que sou pobre consegui construir dois cômodos aqui na minha casa. Eles que são da prefeitura não têm capacidade manter o posto de saúde aberto? Tem que resolver logo”, afirma a catadora de reciclagem Esmeralda Correa.
O que diz a prefeitura
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou à EPTV que durante a reforma da Unidade do Serra Verde foi constatada a necessidade da troca do telhado e que esse serviço foi realizado. A pasta afirmou ainda que o espaço tem recebido nova pintura e a previsão de entrega agora é para agosto.
A pasta ainda complementou que as unidades do Serra Verde, Monte Feliz e Astúrias contam com equipe completa de saúde da família e que a unidade do Monte Feliz tem dois médicos.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.